em | 0 comentários

Nos dias 15 e 16 de Setembro, a Equipe EESC USP BAJA SAE participou da Competição Regional 2012 BAJA SAE Brasil – Etapa Sudeste. Dentre 27 equipes participantes, a Equipe foi classificada em 4º lugar geral. Algumas novidades apresentadas foram as provas de reboque e rampa, além da livre rotação do motor, agora permitida pela SAE Brasil.

post7

A competição se desenvolveu da seguinte forma: no primeiro dia, tivemos as provas de segurança, conforto, motor, suspension and traction e apresentação de projeto; já no segundo dia, realizaram-se o reboque, o fast track e o enduro de resistência.

Das provas listadas, duas chamaram mais a atenção das equipes: a suspension and traction e o enduro. Com valas e grandes bancos de areia, a pista de suspension and traction não perdoou: apenas três equipes conseguiram finalizar a prova. O enduro, por sua vez, exigiu mais que o esperado, apresentando trechos da pista com constantes problemas.

post7

Apesar dos imprevistos, nossa equipe conseguiu uma boa posição no enduro, terminando a prova em 3º lugar. Somando as pontuações das outras provas, ficamos com a 4º posição geral.

Além das provas citadas, uma outra questão foi levantada: o peso dos carros. Na prova de Boas práticas de Engenharia, organizada pela Fiat, a pesagem dos bajas resultou em uma premiação à parte, na qual a Equipe EESC USP BAJA SAE chegou ao pódio, possuindo o terceiro carro mais leve.

post7

Devido a essa competição a equipe EESC USP BAJA SAE adquiriu ainda mais experiência para aplicar no constante aperfeiçoamento dos projetos. Tendo em vista que o objetivo das competições é o aprendizado dos alunos, a equipe gostaria, por fim, de agradecer à EESC, aos patrocinadores e a todos que tornaram esse evento possível.

em | 0 comentários

No dia 11 de Setebro de 2012, os membros da Equipe EESC USP Baja SAE receberam o treinamento "Desenvolvendo Sistemas de Aquisição, Análise e Apresentação de Dados com LabVIEW", oferecido pela parceira da Equipe, a empresa National Instruments.

post7

O treinamento durou 8 horas e foi ministrado pelo Engenheiro de Aplicação de Campo, Jailton Dias, que, além de bem humorado, possui uma ótima didática.

post7

A Equipe agradece a National Instruments pelo apoio, colaborando com o aumento da qualidade do sistema de aquisição de dados e com a familiarização dos membros da Equipe com mais um software da National Instruments.

em | 0 comentários

Nos dias 13 a 17 de Agosto foi realizado o XIX CREEM - Congresso Regional dos Estudantes de Engenharia Mecânica, em São Carlos, na Escola de Engenharia de São Carlos. O evento contou com alunos de todo o Brasil e foi organizado pela SAMECA (Secretaria Acadêmica da Mecânica).

post7

As Equipes de Baja, Fórmula e Aerodesign da EESC foram convidadas a expor seus protótipos durante o evento, proporcionando o contato entre equipes de diferentes universidades e pessoas que ainda não conhecem os projetos. Na foto abaixo, estão alguns integrantes das Equipes Zebu Baja UFTM e EESC USP Baja.

post7

A Equipe agradece o convite da SAMECA para participar do evento.

Para mais informações, acesse: creem2012.com.br

em | 0 comentários

A Equipe EESC USP Baja SAE recebeu um convite para participar da 560ª Reunião da Congregação da Escola de Engenharia de São Carlos, realizada no dia 03 de Agosto, no Salão Nobre da Congregação, onde foi homenageada pelas conquistas na 18ª Competição Baja SAE Brasil - Petrobras e Baja SAE Wisconsin. post7

Durante a cerimônia, a Equipe foi anunciada e os membros da Equipe entraram no Salão, acompanhados do Orientador da Equipe, Álvaro Costa Neto, que fez um breve discurso sobre o empenho da equipe para alcançar essas vitórias.

O Exmo. Diretor da EESC, Geraldo Roberto Martins da Costa, mostrou o apreço da USP perante a Equipe com palavras motivadoras e de agradecimento. Logo após, cada membro da Equipe foi presenteado com um certificado de reconhecimento em nome da Escola de Engenharia de São Carlos, além de um relógio e uma caneta da EESC.

post7

A Equipe é grata a Escola de Engenharia de São Carlos pela atenção e apoio durante todos esses anos.

em | 0 comentários

A Equipe EESC USP Baja SAE acaba de participar de um novo projeto, conhecido como “bajinha”. A ideia e a execução foram de quatro calouros da Engenharia de Produção, que receberam a proposta de realizar um trabalho para a disciplina de Introdução a Engenharia de Produção. O pedido consistia na simulação de uma empresa, e os alunos Valmir Rocha, Wagner Sumi, André Figueiredo e Felipe Soligon viram no Baja a inspiração para simular uma indústria automobilística, desde a fabricação mecânica até a qualidade e gestão de empresa.

post7

O projeto que inspirou o trabalho desses alunos foi o carro de 2011 da equipe. Eles afirmam ter utilizado os desenhos e, a fim de adquirir um aprendizado mais dinâmico, resolveram fazer uma espécie de linha de produção, em que o resultado final seria um bajinha, na escala de 1:5. Tudo foi feito com o máximo de fidelidade possível ao BAJA 011: em cima de gabaritos, com solda de estanho.

Durante a montagem, eles tiveram que conversar com integrantes mais experientes da equipe para descobrir novas formas de se construir os diversos subsistemas. Visando manter o máximo de detalhamento possível, eles tiveram que pesquisar sobre o uso do cobre e do latão para fazer o chassi e a suspensão, além de ter de lidar com decisões quanto ao custo da produção.

post7

Mantendo o propósito de simular uma empresa, o projeto foi desenvolvido com controle de planejamento, relatório de projeto, banners, planilha de gastos, horas de trabalho, entre outros exemplos. “Aprendemos a lidar com o tempo, dinheiro, definimos soluções para diminuir os gastos. Aprendemos que o projeto foi mudando ao longo do tempo, conforme fomos descobrindo as condições adversas ao projeto original. Aprendemos a solucionar os problemas que apareceram ao longo do tempo.”, afirma Felipe Soligon.

Outro aspecto do bajinha que se destacou foi o desenvolvimento da carenagem. Apesar do tamanho reduzido, o aluno Wagner insistiu em manter o detalhamento no bajinha. Caracterizado de perfeccionista pelos colegas, ele alega: “Nós aprendemos a buscar inspiração do nada”.

post7

Apesar de um início marcado por desafios, os alunos mantiveram o esforço para obter, dois meses depois, o bajinha pronto. Hoje, o aluno André diz: “Aprendi a soldar, aprendi a dobrar as peças. Mas o que eu mais aprendi foi a trabalhar em equipe. É um aprendizado que não tem dinheiro que compre. É algo que você adquire e carrega para a vida toda. Você aprende a ajudar os outros, aprende a ouvir”.

Os trabalhos de Introdução a Engenharia de Produção fizeram tanto sucesso que os alunos resolveram promover o I Workshop de Engenharia de Produção. Toda a organização foi realizada pelos calouros, e o evento foi aberto a alunos de ensino médio, cursinho, graduandos e pós ­ graduandos.

Portanto, o “bajinha” não só se destacou no workshop, como também contribuiu para o crescimento da equipe EESC USP BAJA SAE. Conhecimento técnico foi passado adiante pelos alunos mais experientes e, no processo, os calouros puderam se integrar ainda mais à equipe.

em | 0 comentários

Após se classificar durante a Competição Nacional, a Equipe EESC USP Baja SAE participou da Competição Mundial Baja SAE Wisconsin 2012, que ocorreu nos dias 7 a 10 de junho, em Burlington, WI - EUA.

post7

Antes da competição, a Equipe montou o protótipo na oficina da Universidade de Wisconsin ­ Madison, recepcionada pela equipe que representa a universidade americana.

As provas da competição foram divididas nos 4 dias, seguindo o cronograma :

  • Dia 1: inscrição e regularização dos documentos da equipe, seguida de avaliação do motor;
  • Dia 2: audição de custos, onde apenas os 10 carros de menor custo se apresentaram; apresentação de projeto, inspeção técnica e prova de frenagem;
  • Dia 3: primeiro grande desafio: início das provas dinâmicas( Aceleração , Sled Pull , Manobrabilidade, Mud Bog e Suspension and Traction ) . Terminamos esse dia entre os 5 primeiros colocados.
  • Dia 4: Enduro, banquete dos participantes e premiação.
  • post7

    Como pode ser visto pelos resultados, a equipe se destacou na competição de modo geral, já que finalizou a prova de custos na quinta colocação. Além disso, ficou a apenas 3 pontos de diferença do primeiro colocado no relatório de projeto. Foi a equipe brasileira melhor classificada no enduro de resistência.

    Um dos grandes desafios encarados pela equipe foram as provas tipicamente americanas, como o Sled Pull (teste de tração) e o Mud Bog (piscina de lama). A equipe também foi surpreendida pela dificuldade dos obstáculos do Suspension and Traction e do enduro, como enormes valetas e toras. Durante o Suspension and Traction, apenas 18% dos carros conseguiram completar a prova. Os outros 82% não concluíram a prova ou foram danificados.

    post7

    Na classificação geral, a equipe conquistou o 9° lugar, sendo a única universidade não norte­americana a receber um troféu!

    “Participar da Competição Mundial não foi bom apenas pela conquista de um troféu, mas também pelo contato com novas tecnologias, ideias, empresas, pessoas e universidades, que expande nossa visão de mercado e nos proporciona experiências que acrescentarão tanto na nossa vida profissional, quanto pessoal. Além de levarmos o nome dos patrocinadores e da EESC para o âmbito mundial.” ­ disse a integrante da equipe, Ana Carolina Mendes.

    A equipe agradece a oportunidade que a EESC e seus patrocinadores a proporcionaram. O objetivo da equipe é retribuir todo o apoio, melhorando cada vez mais e tornando o carro sinônimo de excelência.

    post7

    em | 0 comentários

    post7

    Entre os dias 22 e 25 de Março aconteceu a 18º Competição Baja SAE Brasil Petrobras no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA). O evento reuniu 72 equipes de 60 universidades de todo o país. Além de ser a principal dentre as competições de Baja organizadas pela SAE em território nacional, este evento é classificatório para a competição mundial realizada anualmente nos EUA.

    post7

    Todos os anos, as 3 melhores universidades da etapa nacional de Baja SAE são convidadas para representar o Brasil na etapa mundial, onde competem com mais de 100 equipes de diversos países, como EUA, Canadá, África do Sul, Coréia do Sul, México, Venezuela e Índia. A Equipe EESC USP Baja SAE obteve o 4º lugar geral com o protótipo EESC USP 1, sendo a 3º melhor universidade, o que lhe garantiu o direito de representar o Brasil novamente na competição internacional, na qual é inclusive a recordista de participações dentre as equipes brasileiras e onde apresenta desempenho muito satisfatório ficando entre os Top 5 do evento em diversas oportunidades.

    post7

    No momento a Equipe está em uma intensa fase de preparação para a Etapa Mundial. O carro está passando por ajustes finais e em breve será enviado para os Estados Unidos. A competição ocorrerá entre os dias 7 e 10 de junho, na cidade de Burlington, localizada no Estado de Wisconsin.

    post7

    em | 0 comentários

    post6

    Em poucas horas toda a Equipe estarĂ¡ a caminho de Piracicaba, onde participaremos da Competição Baja SAE Brasil – Petrobrás 2012. Os últimos ajustes e checagens estão sendo feitos nos dois protótipos para que tudo ocorra da melhor forma possível durante a Competição. As malas já estão prontas, e o entusiasmo e expectativas da Equipe são grandes. Todos os envolvidos esperam ansiosamente por um resultado condizente com todo trabalho e dedicação.

    em | 0 comentários

    post5 post5

    No dia 2 de março a Equipe EESC USP Baja SAE participou da Semana dos Calouros, apresentando aos ingressantes a oportunidade de participar do projeto e aprender além da sala de aula. A Equipe expôs seu histórico vencedor, seu método de trabalho, seus parceiros e levou para os calouros a emoção de ser bajeiro. Dia 12 de março os calouros interessados no projeto foram recebidos na Oficina pelos membros, sendo orientados pelo Diretor e pelo Gerente de Recursos Humanos sobre o trabalho. A Oficina ficou cheia de carecas! Aqui é assim: não precisa começar a crescer o cabelo para aprender!

    Processo Seletivo

    MAR
    2012
    02

    em | 0 comentários

    post3

    A Equipe EESC USP Baja SAE já está com o Processo Seletivo do 1° semestre de 2012 aberto. Para participar é necessário se increver aqui no site mesmo, preenchendo a ficha de inscrição: www.baja.eesc.usp.br ⁄psel ⁄. O Processo Seletivo não tem nenhuma prova, apenas análise do perfil, feita pelo Gerente de Recursos Humanos, a partir dos dados fornecidos pelo candidato na ficha de inscrição. As inscrições vão até dia 09 de março. Após esse dia o Gerente de Recursos Humanos entrará em contato com os candidatos informando quais são os próximos passos. Não é necessário ter experiência anterior, apenas vontade de aprender! Junte–se à uma Equipe campeã e faça sua graduação valer a pena! Dúvidas: rh.baja@gmail.com!

    em | 0 comentários

    post3

    Na última sexta feira, dia 17 de fevereiro véspera do feriado prolongado de Carnaval, foram realizados testes com o protótipo 011 na pista localizada no Campus II da USP São Carlos. O espaço foi gentilmente cedido pela USP à Equipe, assim como o maquinário necessário para a construção da pista, dada a importância da execução desses testes para o desenvolvimento dos nossos protótipos. Os membros da Equipe aproveitaram o tempo livre do carnaval para se dedicar e fazer ajustes necessários no carro. Os testes conduzidos forneceram dados importantes em termos de dinâmica lateral e aferição do sistema eletrônico, além de servir de treino para nossos pilotos evitando ao máximo as possíveis falhas durante a competição Baja SAE Brasil – Petrobrás 2012, a ser realizada de 22 a 25 de março.

    em | 0 comentários

    post3 post3

    A Equipe EESC USP Baja SAE está em velocidade máxima projetando e desenvolvendo os veículos para Competição Baja SAE etapa Nacional, a qual acontecerá no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, interior de São Paulo, nos dias 22 a 25 de março de 2012. Os gerentes de Marketing, Jurídico-Financeiro e de Recursos Humanos também estão acertando os preparativos para a etapa nacional, buscando por novos parceiros, garantindo a saúde financeira da Equipe e o comprometimento e a união dos membros, respectivamente. E em paralelo, toda Equipe esta redigindo o relatório do projeto. Os chefes e alguns gerentes estão projetando e fazendo simulações utilizando os softwares Pro-Engineer, Pro-Mecanica, MSC Adams e Proteus. Simultaneamente eles têm trabalhado na oficina com a montagem das peças e estrutura dos carros com ajuda dos novos membros, que tem nestas atividades a oportunidade de aprender conceitos práticos e ampliar seus conhecimentos.

    em | 0 comentários

    post3

    A Equipe firmou uma parceria inédita com o grupo Whirlpool, que foi marcada pela atuação em conjunto de ambas as partes para que houvesse uma forte divulgação digital, por meio das redes sociais criadas recentemente pela equipe (Twitter, Facebook, Google+, Linkedin,Orkut ), além de nossa Homepage atualizada. Mostrou-se eficaz a divulgação do processo seletivo da Whirlpool por nossos meios descritos acima, o que gerou reconhecimento da mesma e culminou na nova parceria para o ano de 2012, que esperamos que seja duradoura e renda frutos para ambos. A equipe fez uma visita técnica à planta da Whirlpool em Rio Claro, como uma primeira resposta positiva da empresa à parceria.