em | 0 comentários

Após se classificar durante a Competição Nacional, a Equipe EESC USP Baja SAE participou da Competição Mundial Baja SAE Wisconsin 2012, que ocorreu nos dias 7 a 10 de junho, em Burlington, WI - EUA.

Antes da competição, a Equipe montou o protótipo na oficina da Universidade de Wisconsin ­ Madisopost7n, recepcionada pela equipe que representa a universidade americana.

As provas da competição foram divididas nos 4 dias, seguindo o cronograma :

  • Dia 1: inscrição e regularização dos documentos da equipe, seguida de avaliação do motor;
  • Dia 2: audição de custos, onde apenas os 10 carros de menor custo se apresentaram; apresentação de projeto, inspeção técnica e prova de frenagem;
  • Dia 3: primeiro grande desafio: início das provas dinâmicas( Aceleração , Sled Pull , Manobrabilidade, Mud Bog e Suspension and Traction ) . Terminamos esse dia entre os 5 primeiros colocados.
  • Dia 4: Enduro, banquete dos participantes e premiação.
  • post7

    Como pode ser visto pelos resultados, a equipe se destacou na competição de modo geral, já que finalizou a prova de custos na quinta colocação. Além disso, ficou a apenas 3 pontos de diferença do primeiro colocado no relatório de projeto. Foi a equipe brasileira melhor classificada no enduro de resistência.

    Um dos grandes desafios encarados pela equipe foram as provas tipicamente americanas, como o Sled Pull (teste de tração) e o Mud Bog (piscina de lama). A equipe também foi surpreendida pela dificuldade dos obstáculos do Suspension and Traction e do enduro, como enormes valetas e toras. Durante o Suspension and Traction, apenas 18% dos carros conseguiram completar a prova. Os outros 82% não concluíram a prova ou foram danificados.

    post7

    Na classificação geral, a equipe conquistou o 9° lugar, sendo a única universidade não norte­americana a receber um troféu!

    “Participar da Competição Mundial não foi bom apenas pela conquista de um troféu, mas também pelo contato com novas tecnologias, ideias, empresas, pessoas e universidades, que expande nossa visão de mercado e nos proporciona experiências que acrescentarão tanto na nossa vida profissional, quanto pessoal. Além de levarmos o nome dos patrocinadores e da EESC para o âmbito mundial.” ­ disse a integrante da equipe, Ana Carolina Mendes.

    A equipe agradece a oportunidade que a EESC e seus patrocinadores a proporcionaram. O objetivo da equipe é retribuir todo o apoio, melhorando cada vez mais e tornando o carro sinônimo de excelência.

    post7